Como criar conteúdo para a Hotmart

Como criar conteúdo para a Hotmart? Veja como se destacar sendo infoprodutor

Mas como se diferenciar e alcançar o sucesso como infoprodutor? Vamos trazer 2Ser um infoprodutor de sucesso requer materiais de qualidade. Veja como criar conteúdo para a Hotmart e se destacar.

Se você busca ser um infoprodutor para ter uma renda extra ou já tem algum material disponível para consumo, sabe que pode ser difícil se destacar. A alta concorrência faz com que seja necessário ter alguma diferenciação. Então, fica a pergunta: como criar conteúdo para a Hotmart?

A resposta, na realidade, também vale para outras plataformas, mas a escolha pela Hotmart é devido ao grande número de usuários. Por isso, esse é um bom local para começar a vender e ter um negócio digital.

0 dicas que ajudarão a criar conteúdo para a Hotmart e ter bons resultados. Continue lendo!

Vale a pena ser um infoprodutor?

Sim, vale a pena ser um infoprodutor, porque o mercado está em expansão. Segundo estudo realizado, 54% dos internautas adquiriram algum produto digital nos 12 meses anteriores ao levantamento. Na média, foram comprados 2,8 infoprodutos, com um gasto médio de R$ 155 na última negociação feita. Com isso, a remuneração pode atingir R$ 12 mil.

É claro que essa soma não retrata a realidade de todos os produtores de conteúdo. Por isso, é fundamental saber como se destacar e conquistar vantagem competitiva para vender infoprodutos.

Como criar conteúdo para a Hotmart?

1. Escolha um nicho de atuação

Para criar conteúdo para a Hotmart, a primeira recomendação é escolher um nicho de atuação. Você pode optar por algo em que já é um especialista. Porém, também é possível fazer uma pesquisa de mercado. Várias ferramentas online ajudam a identificar as tendências e as demandas não atendidas. Um exemplo é o Google Trends.

Além disso, veja o que a sua concorrência já faz, isto é, avalie quais assuntos são abordados, quais formatos são usados etc. A partir disso, você encontra oportunidades e lacunas que ajudarão a se destacar.

2. Pesquise muito sobre o assunto

Mesmo sendo um especialista, é válido pesquisar sobre o assunto que pretende abordar. Mais do que ser uma oportunidade de identificar lacunas e demandas, é uma forma de você encontrar abordagens diferenciadas. Por isso, vale a pena fazer buscas em outros idiomas para ter ideias.

3. Tenha um objetivo claro

Após a pesquisa sobre o assunto, defina um objetivo a perseguir, ou seja, o que pretende conseguir com o material que está sendo elaborado. Isso ajudará nas próximas etapas da criação de conteúdo para a Hotmart.

Aqui, é fundamental pensar no seu público-alvo e na sua persona. Então, considere quem pode ter interesse e qual é a representação de um cliente ideal. Para ajudar, existem ferramentas para geração de personas disponíveis na internet.

4. Defina o formato do conteúdo

Ao produzir conteúdo para a Hotmart, você precisa definir o formato que usará. Existem várias alternativas: podcast, videoaula, consultoria, e-book, curso online, entre outros. Inclusive, você pode abordar um tema sob diferentes perspectivas, complementando um infoproduto já lançado. Por exemplo, um webinar pode complementar um material escrito.

Nesse cenário, é preciso pensar em algumas questões. Por exemplo:

  • Quais recursos você possui (câmera, microfone, software para edição de imagem etc.);
  • Qual é o interesse do seu público-alvo.

A partir disso, fica mais fácil saber como criar conteúdo para a Hotmart, porque já existe um direcionamento.

5. Delimite sua persona

A persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Essa explicação comum pode ser traduzida da seguinte forma: você cria um personagem com características específicas dos melhores compradores dos seus infoprodutos. Por quê? A resposta é simples: é com essa pessoa que seu conteúdo precisa conversar.

Aqui, vale a pena deixar claro que a persona é muito mais específica do que o público-alvo. Ou seja, esse último representa um grupo de pessoas. A persona é um indivíduo determinado, com uma história, rotina, motivações, objetivos, sonhos, demandas etc.

Ao criar conteúdo para a Hotmart, o seu público-alvo é mais amplo e isso pode levar a mais de uma persona. Sem problemas, você pode ter mais de uma delas. De toda forma, é necessário verificar quais são elas.

Por exemplo, imagine que você tem um material voltado para a realização de exercícios físicos. O seu público-alvo é, basicamente, qualquer pessoa que deseje ter uma vida ativa e saudável. Porém, podemos delimitar como pessoas entre 20 e 50 anos, de ambos os sexos, que trabalham ou estudam e moram em grandes cidades. Isso não significa que não possam existir interessados com outras características.

Considerando isso, uma persona pode ser a Ana, 20 anos, estudante de Administração, que mora em São Paulo, tem uma rotina agitada e quer se manter saudável para parecer bem. Você também pode conversar com a Elza, 60 anos, recém-aposentada, busca um hobby e pretende começar a fazer atividades físicas para reduzir as dores.

Percebe a diferença? Ter essa definição é fundamental para criar o conteúdo para a Hotmart de forma bem direcionada.

6. Saiba quem são seus concorrentes

Saber quem são seus concorrentes ajuda a encontrar oportunidades, mas também sinaliza o melhor caminho a seguir. Por isso, analise o que os outros produtores fazem de diferente, em quais aspectos são melhores, qual tom de voz é usado etc.

Essa análise ajuda a saber como criar conteúdo para a Hotmart de forma mais acertada. Afinal, você verifica o que pode acertar, evita erros e busca inspiração.

7. Acompanhe diferentes mídias e tendências

Além do benchmarking (análise da concorrência), também acompanhe várias mídias e tendências. Confira as redes sociais, mas ultrapasse esse ambiente acessando músicas, filmes, shows, séries e o que mais for de interesse do seu público-alvo.

Na análise de tendências, ainda perceba quais conteúdos estão em alta e tendem a sair do foco após um tempo. Isso ajuda a vender no momento da demanda e conquistar autoridade.

8. Escreva de forma clara, legível e correta

Além da organização, outro ponto de atenção é a escrita correta, legível e clara. Isso significa ter um bom português, formar frases curtas e optar pela ordem direta para facilitar o entendimento. Caso tenha dificuldades, uma ideia é contratar um redator, que poderá organizar as ideias conforme as suas orientações.

Esse aspecto também deve ser aplicado às imagens. Ou seja, o usuário deve compreender exatamente por que elas estão inseridas nos locais específicos em que foram colocadas.

9. Organize o conteúdo

Assim que você definir o tema e o formato do conteúdo, está na hora de começar a estruturá-lo. É preciso que esse aspecto esteja alinhado a uma estratégia consolidada para que os seus resultados sejam os melhores possíveis.

Então, considere a demanda dos consumidores, as lacunas existentes na concorrência e uma sequência lógica para o material. Isso ajudará os usuários a entender o valor agregado do seu material.

Se tiver dúvidas sobre a estruturação, encaminhe o material para algum amigo ou familiar e peça um feedback. Dessa forma, você terá uma ideia clara se a sequência está clara e lógica ou se é melhor fazer alguma alteração.

10. Elabore a apresentação do infoproduto

Para potencializar as vendas ao criar conteúdo para a Hotmart, é importante fazer uma apresentação. Nesse sentido, as ferramentas oferecidas pela plataforma podem ajudar de forma significativa. Por exemplo, você pode usar textos complementares, colocar avaliações e depoimentos etc.

Mais do que isso, considere o design do infoproduto. Você pode optar por diferentes alternativas, conforme o seu propósito. Algumas opções são:

  • Design chamativo: é ideal para materiais que precisam ter uma promoção visual;
  • Design minimalista: é recomendado para infoprodutos simples e que passam a ideia de objetividade;
  • Design clean: é indicado para conteúdos que resolvem um problema com rapidez, sem obstáculos.

É claro que você pode optar por qualquer estilo, mas é importante considerar a imagem que pretende repassar. Se necessário, contrate um designer para fazer essa parte visual. Esse profissional será capaz de fazer essa conexão entre objetivos e apresentação do conteúdo.

11. Escolha os canais de venda

Com o material pronto para ser liberado, procure os canais de venda. Como o objetivo é a criação de conteúdo para a Hotmart, é claro que você utilizará a plataforma. Mas também é possível investir em anúncios nas redes sociais, blogs, site, página de vendas e até ter afiliados divulgando o infoproduto. O ideal é verificar onde o seu público está e tomar sua decisão a partir disso.

12. Cadastre seu produto na Hotmart

Em seguida, você precisa cadastrar seu produto na Hotmart. O passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse o site da Hotmart e faça o login clicando em “Entrar” – “Gerenciar meus negócios”;
  2. Selecione “Produtos” no menu lateral;
  3. Clique em “+” – “Criar Produto”;
  4. Defina o formato ou o tipo do infoproduto;
  5. Insira o nome do produto, faça uma descrição com 200 caracteres ou mais, e escolha uma foto de capa com tamanho máximo de 5 Mb e formato PNG ou JPG;
  6. Escolha o idioma e a categoria do produto, assim como o país de vendas principal. Então, clique em “Próximo”;
  7. Selecione a moeda de venda para o seu material;
  8. Defina o prazo de garantia;
  9. Escolha o tipo de pagamento, que pode ser à vista ou parcelado (com ou sem taxas extras);
  10. Delimite o valor a ser pago pelos compradores.

13. Faça a configuração do produto na Hotmart

Assim que o produto estiver cadastrado, comece a configuração do conteúdo criado na plataforma da Hotmart. Nesse caso, o primeiro passo é definir como o cliente receberá os seus dados de acesso ao infoproduto. As possibilidades são: Hotmart Club, área de membros da Hotmart ou uma área de membros externa.

Se a escolha for a área de membros da Hotmart, que é gratuita, há ambiente para organização e hospedagem. Também há ferramentas para aumentar as suas vendas.

Em seguida, finalize o cadastro e aguarde a análise feita pela plataforma. O prazo máximo é de 1 dia útil, mas a resposta costuma chegar em 15 minutos. Você receberá uma notificação e pode começar a vender.

14. Defina o preço

No processo de cadastro do conteúdo criado na Hotmart, você precisará precificar o infoproduto. Essa etapa é importante para rentabilizar o material e garantir o seu lucro. Ao mesmo tempo, deve ser acessível para o público que pretende atingir.

Por isso, vale a pena pensar bem. Além do mais, indique o prazo de reembolso e configure a página de checkout. Assim, é possível ter a função “carrinho”, recuperação de venda, conversão de moedas internacionais, entre outros aspectos.

15. Entenda como monetizar a criação de conteúdo

Além de criar conteúdo para a Hotmart, você também pode monetizar seu material por meio do patrocínio de outras marcas e anúncios em sites, blogs, vídeos e mais. Então, pense em estratégias que podem trazer mais lucro.

16. Invista em estratégias de marketing digital

Com todas as informações obtidas do seu público-alvo e da sua persona, e a definição dos canais de venda, comece a investir em estratégias de marketing digital. Elas podem orgânicas (sem envolver investimentos) ou pagas.

O tráfego orgânico é muito baseado no SEO. Na prática, você escolhe palavras-chave para o conteúdo criado para a Hotmart e utiliza e-mail marketing, marketing de conteúdo (textos em blogs, por exemplo), página de apresentação da plataforma etc. para divulgar seu material.

Você também pode investir em guest posts, isto é, parcerias com blogs e sites de terceiros para mencionar o seu produto. Isso reforça a sua autoridade.

Por sua vez, também é possível investir no tráfego pago, como campanhas e anúncios patrocinados no Google Ads, no Facebook Ads e outras ferramentas. Nesse caso, o foco está em gerar vendas mais rapidamente.

Por terem objetivos distintos, essas estratégias de marketing digital precisam ser trabalhadas em conjunto. Desse modo, é possível obter resultados de curto e de longo prazo.

17. Saiba como atrair e gerenciar afiliados

Os infoprodutores não precisam ter afiliados, mas eles ajudam a divulgar o seu produto. Portanto, ainda que não seja uma obrigatoriedade, vale a pena considerar essa tática.

Se você optar por ter afiliados divulgando seu produto, terá que repassar uma comissão a eles. Da mesma forma, será preciso atraí-los. Para isso, é necessário fazer uma boa exposição do produto, garantir a liberação de comissões atrativas, ter clareza sobre a parceria, estar disponível para conversas etc.

18. Monitore o desempenho dos afiliados

Ao ter vários afiliados trabalhando na divulgação do seu produto, saiba que você precisará monitorar seu desempenho. Isso porque esses profissionais podem trazer resultados aquém do esperado e pode ser necessário, inclusive, descredenciar algum deles ou até acabar com essa estratégia.

Nesse sentido, existem várias ferramentas que permitem saber o retorno apresentado, a forma de trabalho e as metas alcançadas por eles. Veja algumas sugestões:

19. Acompanhe as suas vendas

Uma vantagem de criar conteúdo para a Hotmart é poder acompanhar as vendas e saber como seu desempenho está sendo. Isso é feito por meio do Hotmart Analytics, uma ferramenta da plataforma que reúne e disponibiliza esses dados em um dashboard.

Nesse ambiente, você verifica os boletos gerados, as compras canceladas, o tráfego obtido, os pagamentos feitos em cartão e outros dados. A partir disso, pode ter ideias e fazer ajustes no seu conteúdo, na configuração do produto e até nas opções de pagamento.

20. Use ferramentas para automatizar a parte operacional

Sendo um infoprodutor, o seu foco deve ser a estratégia. Isso significa a criação de conteúdo e a divulgação. No entanto, várias tarefas operacionais aparecem pelo caminho. Por isso, elas precisam ser automatizadas para evitar a perda de tempo.

Uma delas é a emissão de nota fiscal na Hotmart. Com um software que assegure integração, a nota é emitida a cada venda realizada e enviada ao cliente sem que você precise intervir. Em caso de cancelamento, o reembolso também é automático.

Seguindo essas 20 dicas, você tem mais possibilidade de se tornar um infoprodutor de sucesso. Afinal, criar conteúdo para a Hotmart exige qualificação para se diferenciar da concorrência e é possível usar todas essas sugestões a seu favor.

Então, que tal começar a seguir essas ideias? Veja um guia completo sobre o processo de emissão de nota fiscal na Hotmart.

plugins premium WordPress