Existem muitas formas de ganhar dinheiro sem sair de casa. Saiba como monetizar na internet e em que você pode trabalhar para ter o seu negócio digital.
O trabalho remoto é uma possibilidade para quem atua como CLT, mas também é possível ganhar dinheiro sem sair de casa. Para isso, é preciso ter um negócio digital. Nesse sentido, existem diferentes possibilidades. Então, a pergunta é: como monetizar na internet?
As opções são variadas. Tudo depende do seu perfil, dos seus conhecimentos e do que deseja realmente fazer. Além disso, algumas alternativas permitem ter um negócio digital, enquanto outras não.
Neste post, vamos explicar melhor como você pode ter uma renda extra ou até uma remuneração mensal com a internet. Também indicaremos o que pode ser transformado em um negócio para crescer e ganhar mais. Então, que tal conferir as ideias?
O que significa monetizar na internet?
Monetizar na internet significa ganhar dinheiro online com atividades de produção de conteúdo, vendas etc. Você pode fazer isso por meio de vídeos, podcasts, blogs, assinaturas, infoprodutos, trabalhos freelancer, entre outras alternativas. De toda forma, o objetivo é convencer outras pessoas para adquirir o seu produto ou serviço e/ou usar plataformas especializadas.
Para ter mais facilidade com a monetização, você precisa identificar o seu nicho de atuação, criar uma oferta e ter clientes. Ainda precisa elaborar as estratégias certas e acompanhar os resultados para fazer os ajustes necessários.
30 formas para monetizar na internet
1. Crie infoprodutos
Infoprodutos são produtos digitais que podem ser vendidos com facilidade. Alguns exemplos são cursos online, audiobooks, e-books, infográficos e mais. Nesse caso, você se torna um produtor de conteúdo digital.
Essa é uma boa maneira de se profissionalizar e saber como monetizar na internet a partir de um negócio digital. No entanto, você precisa ter conhecimento sobre os assuntos criados e ter condições de elaborar o material — ou contratar profissionais para fazer isso.
Cada formato de conteúdo também exige um trabalho específico. Por exemplo, o e-book requer a diagramação e o podcast depende da edição de áudio.
Ao mesmo tempo, você precisa ter estratégias de divulgação para vender seus infoprodutos. Esse processo pode ser facilitado com o uso de plataformas de afiliação, como Hotmart, Monetizze e Eduzz.
Também é recomendado otimizar a emissão de nota fiscal, já que é preciso fazer esse procedimento a cada venda realizada. Para isso, Você pode começar com a Spedy.
2. Invista no marketing de afiliados
O marketing de afiliados inclui a produção de conteúdos digitais, mas, aqui, vamos abordar a parte de divulgação dos materiais. O trabalho como afiliado requer a indicação desses materiais de forma orgânica ou paga (por meio de anúncios em redes sociais, por exemplo).
A divulgação depende de um link específico, que é fornecido pelo produtor. Assim que você faz uma venda, você recebe uma comissão. Para ter esse dinheiro, também será necessário emitir uma nota fiscal, mas para o criador do conteúdo.
O foco, aqui, é usar estratégias que atraiam mais clientes. Afinal, quanto mais você vender, maior será a soma das comissões feitas.
3. Gere conteúdo exclusivo para assinantes
Essa estratégia para monetizar na internet requer que você já tenha alguma autoridade. Assim, você pode criar um conteúdo exclusivo para assinantes. Ou seja, a pessoa só vai saber qual é o assunto se pagar por isso.
Você pode criar uma área de membros em plataformas especializadas, como a Hotmart. Mas também pode usar as redes sociais, como o Instagram e o YouTube.
De qualquer maneira, o objetivo é falar do tema de modo mais geral para a audiência e aprofundar-se nesses conteúdos pagos. Em alguns casos, para atrair mais assinantes, você pode liberar um material gratuito.
A grande vantagem de saber como monetizar na internet com esses conteúdos exclusivos é ter uma receita recorrente, já que você pode implementar uma assinatura mensal.
4. Faça parcerias com marcas
Outra possibilidade de monetizar na internet é fazer parcerias com marcas. Nesse caso, você pode ser um microinfluenciador, divulgar um link de anúncio etc. Existem várias possibilidades, conforme a área que você trabalhar.
5. Venda conteúdos originais
Você também pode criar diferentes conteúdos originais e licenciá-los. Assim, as pessoas podem usá-los pagando uma quantia para você. Isso vale para músicas, trilhas sonoras, vídeos e fotos autorais e mais.
6. Seja um freelancer
O freelancer é uma pessoa que executa um serviço especializado de forma autônoma. Então, se você tem algum conhecimento, pode atuar dessa forma. Aqui, existem várias possibilidades:
- Redação;
- Revisão de textos;
- Tradução;
- Design gráfico;
- Programação.
Esses são apenas alguns exemplos. Independentemente da sua escolha, é importante ter um portfólio digital para conseguir monetizar na internet. Dessa forma, você consegue divulgar e destacar o seu trabalho para conseguir clientes.
Isso pode ser feito por meio de um site próprio ou cadastrando-se em plataformas de freelancer, como Fiverr, 99Freelas e Workana.
7. Faça dropshipping
O dropshipping é a prática de divulgar e vender os produtos de um terceiro, agindo como um intermediário. Assim, você não precisa de estoque nem de se preocupar com a entrega, porque essas responsabilidades são do vendedor.
Isso faz com que o investimento inicial seja baixo, assim como os custos e a complexidade da operação. Também há plataformas interessantes para fazer o dropshipping, como WooCommerce e Shopify.
De toda forma, para saber como monetizar na internet com esse modelo de negócio digital, precisará emitir nota fiscal. Alguns softwares que fazem esse processo para infoprodutores também são especializados no dropshipping. Um exemplo é o Spedy.
8. Venda cursos online
Os cursos online são um formato de conteúdo especializado e aprofundado. Diferente de um material pontual, ele reúne várias informações e abrange videoaulas, textos complementares, áudios, infográficos, quizzes etc.
Para alcançar bons resultados, é importante investir na divulgação e na elaboração correta do conteúdo. Você pode vender os cursos online, inclusive, como um infoproduto.
9. Crie um blog
Se você tem opiniões ou quer compartilhar conhecimentos, criar um blog pode ser a saída para monetizar na internet. Essa é uma estratégia de longo prazo, mas é bastante consistente se você investir tempo e tiver conteúdos de qualidade.
Assim, você pode começar a ganhar dinheiro com a venda de cursos, divulgação de anúncios, produtos próprios, marketing de afiliados etc. Por isso, essa pode ser uma boa alternativa de negócio digital.
10. Monte um podcast
Na esteira do blog, você também pode criar um podcast. O formato de conteúdo é diferente, mas o objetivo é aprofundar os assuntos para atrair mais audiência. A monetização pode ser feita com anúncios nos episódios, patrocínios e assinaturas exclusivas.
11. Faça stream de jogos
Muita gente ganha dinheiro online com a transmissão de jogos online. Existem várias plataformas específicas para isso, como Twitch, Facebook Gaming e YouTube Gaming.
Cada uma delas tem exigências para que você comece a monetizar na internet. Com o tempo, é possível obter remuneração por doações, assinaturas, publicidade e patrocínio. Para ter bons resultados, invista no engajamento com a audiência e na frequência das transmissões.
12. Teste sites
Qualquer pessoa pode testar sites e ganhar dinheiro com isso. O propósito é informar se você teve alguma dificuldade, se acha que algo poderia melhorar, entre outras opiniões. Assim, os desenvolvedores podem melhorar a usabilidade dos sites.
Apesar de não ser um negócio digital, é uma forma de monetizar na internet e complementar a sua renda. Para se destacar e ganhar mais, faça feedbacks completos.
13. Comece um canal no YouTube
O YouTube é um excelente meio de monetização. Você pode ter o seu canal, por exemplo, e inserir anúncios do Google Ads nos seus vídeos. Assim, você recebe toda vez que alguém clica na propaganda.
Se você trabalhar como infoprodutor, dropshipper ou até como afiliado, pode criar vídeos para promover seus produtos e adicionar links para as pessoas adquirirem as mercadorias, sejam físicas, sejam digitais.
Outra maneira de saber como monetizar na internet pelo YouTube é gerando conteúdo patrocinado. Nesse caso, você faz parcerias com as marcas. Então, fica claro que essa é uma estratégia que pode englobar várias outras.
14. Participe de pesquisas online
As marcas buscam pessoas que queiram dar sua opinião sobre produtos e serviços. Por isso, as pesquisas online são uma forma de ter uma renda extra. O pagamento pode ser feito em dinheiro, bônus, vale-presentes etc. Cada plataforma tem as suas condições e algumas são mais atraentes do que outras.
15. Faça gestão de redes sociais
O trabalho de gestor de redes sociais é bastante procurado, porque as marcas querem se destacar nesses canais. Então, essa pode ser a sua maneira de monetizar na internet. Para oferecer um serviço completo, escreva os posts e crie as artes, saiba aplicar a gestão de tráfego e analise métricas para fazer os ajustes necessários. Também é necessário criar estratégias e calendário editorial e responder seguidores.
16. Ofereça mentorias
As mentorias são parecidas com os cursos online e a consultoria, mas ela exige que você tenha um amplo conhecimento para auxiliar outra pessoa com menos conhecimento no assunto. Esse é um produto digital de alto valor agregado e que pode ser um negócio digital.
Nesse caso, é possível criar grupos ou ajudar um estudante de forma individual. Também pode dar aulas personalizadas. Ainda assim, o desenvolvimento do conteúdo depende do aluno.
17. Desenvolva aplicativos
Muitos profissionais desenvolvem apps de forma freelancer. Se você tem conhecimento em programação, pode monetizar na internet dessa forma e até ter um negócio digital com esse foco.
18. Abra uma loja virtual
Uma loja virtual pode ser a oportunidade de vender seus produtos ou obter bons resultados com dropshippping. Além disso, você pode comercializar itens próprios ou de terceiros.
19. Seja assistente virtual
O assistente virtual é uma profissão voltada para organizar a agenda de empresários, gerenciar empresas, criar planilhas, dar atendimento ao cliente, entre outras funções. É como uma secretária, mas com atuação a distância.
20. Venda produtos usados
Ainda que esteja longe de ser um negócio digital, a venda de produtos usados pode ser uma alternativa para conseguir monetizar na internet. É possível fazer a venda em grupos do Facebook, site próprio ou brechós online.
21. Preste consultoria
O seu conhecimento em algum assunto pode fazer você se tornar um consultor online. Assim, você orienta outras pessoas recebendo um valor mensal por isso. O melhor é que existem várias oportunidades de temas, como negócios, fitness, desenvolvimento pessoal, carreira e mais.
22. Venda fotos
Fotos e imagens criadas por você podem ser negociadas em plataformas específicas, como o Shutterstock. Cada vez que alguém se interessar, você recebe um valor. Para potencializar os seus ganhos, elabore estratégias de marketing para que sua arte seja reconhecida e buscada por mais pessoas.
23. Seja um professor
As tutorias a distância estão em alta. Você pode ensinar alguém, criar materiais acadêmicos, fazer a revisão de publicações, dar orientações para TCCs, teses e dissertações, entre outras alternativas.
Para exercer essa função, é importante ter um diploma e experiência de ensino. Também vale a pena investir em diferentes formatos, como narração de histórias, slides, gamificação e atividades interativas.
24. Monetize na internet com suas redes sociais
Algumas redes sociais facilitam a monetização na internet, como o TikTok. Nesse caso, você recebe pela visualização dos vídeos, mas tem regras a seguir. Por isso, ofereça um conteúdo de qualidade para atrair audiência.
25. Venda serviços de voz
As empresas investem cada vez mais em áudios para clientes. Por isso, existe demanda por serviços de voz, já que eles são usados na abordagem, na conversão e para nutrir o relacionamento. Você pode atuar na parte técnica ou na criação dos conteúdos.
26. Faça avaliações de sites
De forma semelhante às pesquisas remuneradas, uma forma de saber como monetizar na internet é avaliando sites. Você pode dar suas opiniões como consumidor ou ser um especialista para fazer auditorias de SEO e desempenho. Assim, as marcas podem ter mais resultados.
27. Crie sites
Assim como o desenvolvimento de apps, você pode criar sites do zero. Há várias ferramentas que facilitam esse trabalho. Para atrair clientes, você precisa de um portfólio online e entrar em contato com as empresas.
28. Seja narrador de audiolivros
Os audiobooks podem ser uma oportunidade de renda, se você tiver boa voz e leitura. Também precisa de um lugar para gravar e softwares para editar o material. De toda forma, vários sites oferecem esse tipo de trabalho, como o Audible.
29. Invista seu dinheiro
Investir sempre é uma boa recomendação para ter uma renda passiva, isto é, para ganhar dinheiro sem trabalhar. No começo, o lucro será pequeno, mas ele vai aumentando com o tempo. Por isso, obtenha conhecimento, acompanhe o mercado e tenha disciplina e paciência para ver os resultados.
30. Atue com PLR
O PLR contempla produtos digitais sem direitos autorais. Você pode usá-los, editá-los e comercializá-los como quiser. Há diferentes materiais disponíveis nesse formato, como vídeos, e-books, gráficos, cursos online etc. Ainda precisa investir em estratégias de divulgação para obter bons resultados.
Com todas essas possibilidades, está na hora de começar o seu negócio digital ou optar por uma renda extra. De toda forma, é importante saber como monetizar na internet, já que isso vai permitir que você alcance outro patamar financeiro e até uma transição de carreira.