O dropshipping nacional permite vender produtos de terceiros sem se preocupar com entrega e estoque. Entenda como funciona e como iniciar nesse mercado.
Você busca alternativas para fazer dinheiro sem sair de casa? Uma possibilidade é o dropshipping nacional, uma modalidade em que se divulga e vende produtos de terceiros. Por isso, não é necessário estoque nem preocupação com a entrega, já que isso é responsabilidade do fabricante.
Nesse caso, o foco é comercializar apenas produtos de empresas brasileiras. Com isso, existem benefícios e também limitações. Portanto, se você quer começar a vender no mercado digital, precisa saber exatamente como funciona esse processo.
Vamos explicar tudo o que você precisa saber neste artigo e como pode começar a ganhar dinheiro a partir de casa. Leia e entenda!
O que é dropshipping nacional?
Dropshipping nacional é uma modalidade de comércio online em que você divulga e vende produtos de outra empresa brasileira e ela é responsável pela entrega ao cliente. Portanto, não há necessidade de estoque físico, já que o fabricante se responsabiliza pelo envio ao cliente. Você ainda faz o atendimento ao consumidor e busca atraí-lo e fidelizá-lo.
Na prática, as suas funções são marketing, vendas e atendimento. Assim, é um trabalho feito em parceria com o fabricante. Essa é uma grande vantagem para quem deseja iniciar nesse mercado. Isso porque o gasto com estoque costuma ser significativo devido à compra dos produtos e locação ou reserva de espaço físico.
Com o dropshipping, você deixa de ter essas preocupações. Então, seu trabalho é muito mais focado e estratégico, permitindo que você empreenda com um negócio digital com mais facilidade.
Além das operações nacionais, também há o dropshipping internacional. Nesse caso, o fornecedor não é brasileiro, mas sim de outros países. O funcionamento é igual, mas existem diferenças nos impostos e no prazo de entrega.
É melhor dropshipping nacional ou internacional?
Tanto dropshipping nacional quanto internacional são bons. A escolha depende do que você prioriza. Se busca rapidez na entrega e comunicação facilitada, as operações no Brasil são melhores. Já se busca preços competitivos e diversidade de produtos, as transações com outros países são mais interessantes.
Aqui, é preciso considerar o Remessa Conforme. A isenção de tributos para compras até US$ 50 deixou de valer em agosto de 2024. Então, o dropshipping internacional sofreu impactos e é preciso rever as estratégias. Isso trouxe vantagens para as operações com fornecedores nacionais.
Quais são os tipos de fornecedores de dropshipping nacional?
Distribuidores e atacadistas
Os distribuidores e atacadistas atuam como intermediários entre vendedores e fabricantes. Ou seja, eles não produzem as mercadorias, mas mantêm o estoque vendido pelos dropshippers. Por comprarem uma grande quantidade, costumam ter preços competitivos e requisitos de pedidos mínimos menores.
Fabricantes
Os fabricantes são aqueles quem produzem as mercadorias e as enviam. Eles oferecem o custo de produto mais baixo, mas tendem a exigir pedidos mínimos maiores. Além disso, costumam ter uma variedade menor de itens.
Fornecedores especializados
Os fornecedores especializados são aqueles que trabalham com um nicho específico. Por exemplo, produtos artesanais, eletrônicos de última geração ou mercadorias sustentáveis. A vantagem de ter esses parceiros é poder fortalecer a sua identidade de marca e vender para pessoas que aceitam pagar mais. Ao mesmo tempo, isso exige um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado.
Quais são as vantagens do dropshipping nacional?
Você investe pouco dinheiro para começar no mercado
Uma das vantagens do dropshipping nacional é não precisar investir em estoque. Isso faz com que você precise gastar menos, já que precisa apenas de uma loja virtual, meio de pagamento e disposição para atendimento ao cliente.
Os custos são reduzidos
Você tem baixo custo inicial e também durante a manutenção das operações. Ou seja, o dropshipping nacional pode ser mantido com um investimento pequeno e isso permite ter uma margem de lucro maior.
A gestão é facilitada
O fato das operações serem feitas apenas com fornecedores brasileiros simplifica a gestão. Isso também é percebido por ter que cuidar apenas de atendimento, marketing e vendas. Então, a sua atuação é bem estratégica.
O dropshipping nacional tem menos riscos
Com o dropshipping nacional, os impostos são mais baixos e você não se preocupa com produtos sem giro, isto é, parados em estoque. Em outras palavras, não há risco de ficar com dinheiro parado, o que tende a manter suas finanças equilibradas.
É possível trabalhar de qualquer lugar
As operações de dropshipping são apenas online. Assim, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo sem ter impactos nas vendas.
O dropshipping é um modelo de negócio escalável
Você pode aumentar a quantidade de vendas com rapidez e facilidade, porque as entregas são de responsabilidade do fabricante.
A comunicação com os fornecedores é facilitada
No dropshipping nacional, os fabricantes também falam português e estão no mesmo fuso horário. Isso facilita a comunicação e permite ter operações mais eficientes.
Os prazos de entrega são menores
Como fabricante e cliente estão no mesmo país, a entrega é muito mais ágil. Esse é um ponto bem favorável ao dropshipping nacional.
As compras são feitas em reais
Todas as negociações são feitas em reais no dropshipping nacional, sem necessidade de conversão de moedas. Isso evita imprevistos na hora de pagar, como uma cotação muito alta ou taxas de importação.
Os processos de devoluções e trocas são simplificados
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de 7 dias para a troca ou devolução do produto. Quando o fornecedor é nacional, o cliente tem mais segurança ao fazer essas operações. Além disso, o processo é simplificado, porque o fabricante está no mesmo país que o consumidor. Assim, exige-se apenas um código de logística reversa.
O frete é mais baixo
Ainda dentro do quesito custos, é preciso considerar o frete. Ainda que esse gasto fique a encargo do cliente, ele pode ser um empecilho para as compras internacionais. Então, é uma vantagem do dropshipping nacional.
Quais são as desvantagens do dropshipping nacional?
Você tem pouco controle sobre os processos
Ao fazer operações de dropshipping, você depende dos fabricantes. Afinal, eles cuidam da entrega, do estoque, da embalagem e da qualidade dos produtos. Portanto, a ocorrência de algum problema exigirá que você converse com o fornecedor, o que pode ser burocrático.
O estoque pode ficar escasso repetinamente
Como o estoque é de responsabilidade do fabricante, você pode ficar sem determinado produto para vender. Isso é um problema, porque vendas são perdidas e o fabricante pode nem informar sobre essa situação. Uma forma de evitar essa situação é ter contato constante para evitar indisponibilidades.
O número de fornecedores é menor
Há menos fabricantes atuando com dropshipping nacional quando comparado ao internacional. Então, isso pode ser um problema, já que a diversidade de produtos é menor.
Como iniciar no dropshipping nacional?
Escolha um nicho de negócios
Comece definindo em qual nicho de negócios vai atuar no dropshipping nacional. Essa definição deve ser tomada com cuidado, já que há muita concorrência e muitos sites vendem os mesmos produtos de marcas diferentes.
Nesse sentido, vale a pena pensar em que você gosta e quais são as tendências do mercado. Para isso, use ferramentas, como o Google Trends, para verificar o que está sendo mais procurado pelos compradores.
Também é indicado fazer uma pesquisa de mercado. Nesse levantamento, considere o tamanho do mercado, o público-alvo, o comportamento do cliente e a concorrência. Identifique seus pontos fortes e fracos para identificar oportunidades de se destacar.
Crie um canal de vendas pela internet
Depois de definir o nicho de negócios, crie o seu canal de vendas online. Existem várias possibilidades, como site próprio, marketplaces e perfis nas redes sociais. De toda forma, a loja virtual é uma boa ideia, porque ela facilita a organização dos pedidos. Além disso, você pode integrá-la a gateways de pagamento para facilitar as compras dos clientes.
Tenha uma identidade de marca
Ainda que você não fabrique os produtos, é importante ter uma marca com identidade visual forte. Esse é um ponto de diferenciação da concorrência. Por isso, invista nesse aspecto para garantir que o seu público-alvo lembre da sua loja virtual na hora de fechar negócio.
Principais dicas para criar sua identidade de marca
- Defina um posicionamento, identificando o valor ou benefício que seus clientes terão.
- Crie um nome fácil de digitar e pronunciar.
- Selecione uma paleta de cores agradável, com tonalidades que se complementam.
- Use fontes legíveis e diferenciadas. No logotipo, use uma opção que transmita a identidade da marca, mas na loja virtual opte por outra mais familiar.
- Faça um logotipo simples e que chame a atenção para ajudar na memorização dos clientes.
Formalize seu negócio
Para fazer o dropshipping nacional, você precisa seguir as regras da legislação brasileira. Então, formalize seu negócio abrindo seu CNPJ. Cumpra todas as obrigações fiscais e, se precisar, tenha a ajuda de um contador. Uma possibilidade é usar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de promoção de vendas.
Encontre fornecedores
A próxima etapa é buscar os fornecedores com os quais fará parceria. Existem várias possibilidades, mas é importante analisar bem as alternativas. Afinal, essa decisão interfere diretamente no sucesso do seu negócio.
Fatores a analisar na escolha de fornecedores de dropshipping nacional
- Reputação.
- Quantidade mínima de pedidos.
- Taxas extras, como de embalagem, assinatura mensal, da plataforma, de reembolso etc.
- Atendimento ao cliente, para saber se o fornecedor responde rapidamente.
- Qualidade do produto.
- Tempo de processamento do pedido.
Monitore pedidos e pagamentos
Com toda a infraestrutura de vendas pronta, está na hora de começar a divulgar os produtos e vender. Conforme você recebe os pedidos, mantenha todos eles organizados e envie ao fornecedor somente após a confirmação de pagamento. Por isso, todos os dados precisam estar bem claros para evitar imprevistos.
Cuide das finanças
Apesar do baixo investimento, é necessário cuidar das finanças. No dropshipping nacional, é preciso deixar a conta pessoal separada da empresarial. Assim, você retira uma quantia todo mês como seu pagamento (pró-labore), deixando o restante para fazer investimentos em marketing e melhoria dos processos.
Dicas para cuidar das finanças no dropshipping nacional
- Tenha uma conta-corrente pessoa jurídica.
- Pague as taxas para os fornecedores.
- Reserve parte da quantia para custear a operação.
Envie o código de rastreamento ao cliente
Assim que uma venda é feita e o pagamento é recebido, você deve acionar o fabricante para enviar a mercadoria ao cliente. Nesse momento, é indicado revisar os dados do consumidor para garantir que a encomenda seja enviada ao endereço certo e repassar o código de rastreamento.
Então, sempre solicite essa informação ao fornecedor e repasse ao consumidor quanto antes. Dessa forma, o cliente fica mais tranquilo por poder acompanhar a entrega e não envia mensagens desnecessárias para o seu canal de contato. Em outras palavras, há menos trabalho para você.
Invista no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos principais diferencias no dropshipping nacional. Isso porque você não tem responsabilidade pela entrega, mas a venda é sua atribuição. Portanto, você precisa responder o cliente, tirar suas dúvidas, fornecer um contato personalizado e adotar as melhores práticas.
Promova a sua loja online
Para que sua loja virtual venda bem, você precisa divulgar os produtos dos parceiros. Então, utilize diferentes estratégias de marketing digital para atrair, reter e até fidelizar clientes.
Estratégias para divulgar produtos no dropshipping nacional
- SEO, ou otimização para mecanismos de busca.
- Blog.
- E-mail marketing.
- Redes sociais.
- Tráfego pago.
- Marketing de afiliados.
- Programa de indicação.
Use um software para automatizar atividades
Como sua atuação no dropshipping nacional é mais estratégica, vale a pena contar com um software para automatizar as atividades operacionais. Nesse sentido, invista em um sistema de emissão de nota fiscal com módulo para dropshipping. Assim, os documentos serão enviados aos clientes de forma automática e você deixa de se preocupar com essa tarefa.
Aqui, é fundamental pesquisar um sistema que ofereça integração com a plataforma de dropshipping
Quais são as plataformas de dropshipping?
- Dropi.
- DSLite.
- Loja Integrada.
- Omie.Hub.
- Nuvemshop.
- Shopify.
- Wix.
- Woocommerce.
- Yampi.
Quais são os fornecedores de dropshipping nacional?
Fornecedores de dropshipping nacional de roupas
- Atacado Barato.
- Atacadão das Sacoleiras.
- MixBarato.
- Importados de Grife.
- Grupo LTM (antigo Xtreme Atacado).
- Kaisan.
Fornecedores de dropshipping nacional de acessórios
- Atacadão das Sacoleiras.
- Imagem Folheados.
- MixBarato.
- Importados de Grife.
- Relógio Store.
- LUXJÓIAS.
- Empório Bags.
Fornecedores de dropshipping nacional de eletrônicos
- Grupo LTM (antigo Xtreme Atacado).
- Musical Express.
- Ped Cell.
- Hayamax.
- Cem Tecnologias.
- Loja Dinka.
Fornecedores de dropshipping nacional de eletrodomésticos e móveis
- Gazin.
Fornecedores de dropshipping nacional de produtos fitness
- Grupo LTM (antigo Xtreme Atacado).
- MixBarato.
- Kaisan.
Fornecedores de dropshipping nacional de decoração
- Manu Fisch Home.
Com todas essas opções, você já pode começar a atuar no dropshipping nacional. Existem diferentes plataformas e fornecedores que podem ser escolhidos. No entanto, é possível diversificar os seus produtos com operações internacionais.
Em qualquer um dos casos, lembre-se de que é importante focar em tecnologia e automação. Dessa forma, você simplifica o dropshipping nacional e tem mais chance de atingir uma boa margem de lucro por focar aquilo que realmente interessa.
Então, quer saber mais sobre a parte burocrática dessa operação? Conheça a Spedy e emita sua nota fiscal automaticamente.