O produtor no marketing digital cria produtos digitais e ganha dinheiro com sua venda. Saiba como ser esse profissional.
O produtor no marketing digital é a pessoa que cria produtos digitais para vender na internet. Fazendo parte da Creator Economy, esse profissional busca gerar conteúdos de qualidade e de alto valor agregado para atrair clientes e construir autoridade.
Esse setor é tão importante que a Creator Economy movimenta cerca de US$ 250 bilhões por ano no mundo todo. Somente o Brasil participa com US$ 20 milhões, sendo um dos países com o maior números de influenciadores e produtores de marketing digital.
Se você também quer entrar nesse mercado, precisa conhecê-lo. Neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre essa profissão e como você pode começar. Continue lendo!
O que é ser um produtor no marketing digital?
Ser um produtor no marketing digital é ser um profissional com conhecimentos e habilidades, transformando-os em infoprodutos (produtos digitais) para vendê-los online. A divulgação e a comercialização pode ser feita em plataformas especializadas, sites, blogs etc. Além disso, é possível atuar como pessoa física ou jurídica.
O objetivo do produtor ou criador de conteúdo — como também é chamado — é compartilhar conhecimentos e informações, gerando materiais relevantes para os usuários. Portanto, ele pode abordar qualquer assunto, desde que tenha capacitação para isso.
Para criar os materiais, o produtor pode usar diferentes formatos: videoaulas, e-books, planilhas, gráficos, webinars, cursos online, mentoria e mais. De qualquer forma, deve ser capaz de se posicionar como especialista no tema para atrair pessoas interessadas.
Qual a diferença entre produtor e afiliado?
A diferença entre produtor e afiliado é a função. O primeiro elabora e cria os conteúdos a partir do seu conhecimento. Ele também pode desenvolver produtos físicos, como suplementos. Já o segundo apenas divulga os produtos, recebendo uma comissão por essa atividade.
Portanto, o produtor de marketing digital não precisa do afiliado para vender, mas pode usar essa estratégia para capitalizar o seu alcance. Então, tudo depende da sua preferência.
O que é preciso para ser um produtor?
Para ser um produtor, é preciso ter conhecimento aprofundado sobre o assunto. Desse modo, é relevante ter algum diploma ou certificação na área de formação específica. Por exemplo, se você vai abordar a alimentação saudável, é interessante ser nutricionista.
Assim, sempre que lançar um produto de marketing digital, informe as suas credenciais. Elas trazem autoridade e aumentam a chance de você vender.
Como ganhar dinheiro como produtor digital?
Faça uma pesquisa de mercado
Para ter um negócio digital como infoprodutor, você precisa saber a demanda existente. A pesquisa de mercado ajuda nesse sentido, porque é possível descobrir as tendências, pesquisar palavras-chave, saber quem é seu público-alvo e principais concorrentes.
Perceba que, aqui, a ideia é identificar oportunidades e ter inspirações. A partir disso, você define exatamente o que vai abordar.
Saiba quais são os tipos de infoprodutos mais vendidos
Existem vários tipos de produtos no marketing digital. Por exemplo, você pode criar e-books, vídeo aulas, audiobooks, softwares, scripts, infográficos, clubes de assinatura, podcasts e mais. Na sua pesquisa de mercado, identifique o que mais vende para seu público-alvo.
Elabore o infoproduto
A partir das suas pesquisas, comece o trabalho como produtor no marketing digital. Essa etapa depende do formato escolhido. Por exemplo, se for um e-book, precisa escrever, revisar e diagramar. Já uma videoaula requer toda a preparação do cenário, a gravação e a edição. Se necessário, contrate especialistas para realizar algumas etapas.
Desenvolva sua autoridade
Para ter sucesso como produtor no marketing digital, você precisa ser uma referência. Construa sua autoridade atuando em um blog e nas redes sociais. A presença digital é fundamental para gerar e engajar a audiência. Além disso, invista no relacionamento com os potenciais clientes para ter melhores resultados.
Tenha uma página de vendas
A página de vendas serve para divulgar a sua oferta. Ela deve ser criada após o conteúdo estar pronto e hospedado em uma plataforma específica. Assim, divulgue-a nas redes sociais e até em anúncios pagos para atrair pessoas interessadas.
Quanto ganha um produtor digital?
Um produtor digital ganha uma remuneração variável, porque depende das vendas realizadas. Em média, um profissional de marketing recebe R$ 4.700, mas esse é o salário CLT. Quem trabalha com a criação de conteúdos pode obter valores mais elevados, porque tem um negócio.
Ou seja, o produtor de marketing digital atua como autônomo. Quanto mais se tornar uma referência para o mercado, melhor será a sua remuneração. Além disso, outras estratégias potencializam os seus ganhos, como ter afiliados e investir em tráfego pago.
Qual a melhor plataforma para ser produtor?
Braip
A Braip é uma plataforma que vende produtos físicos e digitais. Tem a vantagem de ser brasileira e permite fazer o cadastro gratuito. Além disso, seu dashboard tem várias informações e o checkout é configurável.
Doppus
A Doppus vende infoprodutos e produtos físicos. Tem área de membros própria e o checkout é personalizável. Também oferece recursos de remarketing.
Eduzz
Focada em cursos online, a Eduzz também hospeda outros tipos de infoprodutos. Oferece vários recursos para potencializar as vendas, como a configuração do checkout, área de membros gratuita e dashboard com todas as suas informações.
Greenn
A Greenn é uma plataforma de vendas de infoprodutos. Nela, o produtor de marketing digital cria sua conta grátis, hospeda seu conteúdo e vende para os clientes. Um destaque é o serviço de streaming na área de membros.
Hotmart
A Hotmart é uma das principais plataformas de afiliado para produtores de marketing digital. Ela vende produtos físicos e digitais, e tem muitas conversões por ser bastante conhecida.
Hubla
A Hubla é menos conhecida, mas oferece várias integrações, checkout otimizado e relatórios para obter dados e potencializar seu negócio. Também permite gerenciar os grupos de WhatsApp e Telegram.
Kirvano
A Kirvano promete ter a taxa mais baixa do mercado e tem uma área de membros premium com várias ferramentas de personalização. A plataforma também facilita os pagamentos recorrentes e tem recuperador de vendas nativo.
Monetizze
Uma das melhores plataformas de infoprodutos, a Monetizze é uma boa opção para produtores de marketing digital que querem um checkout de alta conversão. Ela também tem integração com outras ferramentas e sistemas antifraude.
Pepper
A plataforma de produtos digitais Pepper tem uma área de membros com streaming, funil upsell de 1-click, relatórios de conversão e ferramenta para recuperação de vendas pelo WhatsApp.
PerfectPay
A PerfectPay é uma plataforma mais recente, que surgiu para melhorar as operações. Por isso, permite a compra sem e-mail no checkout no caso de produtos físicos e tem opções de upsell, down sell e cross sell. Ainda tem recuperação de checkout preenchido.
TheMart
A TheMart tem um sistema de pagamentos otimizado e área de membros para melhorar a experiência de ensino.
Ticto
A Ticto tem checkout 100% personalizável e que carrega em menos de 1 segundo. Também tem streaming de vídeos com inteligência artificial, área de membros Netflix e programa de afiliados sem custos extras.
Voomp
A Voomp é uma plataforma de infoprodutos muito focada para a área educacional. Tem um checkout personalizável, modelo de recorrência de assinatura, upsell, cross sell e down sell, e one-click buy.
Xgrow
A Xgrow é uma plataforma de ensino em que você pode criar e vender seus cursos online.
Como criar seu próprio infoproduto?
Elabore uma pauta pré definida
Ainda que você seja especialista e já tenha definido o formato que usará, precisa elaborar uma pauta. A ideia é ter um direcionamento claro para facilitar o seu trabalho como produtor de marketing digital. Assim, você define os pontos que serão abordados, quais dúvidas da persona (representação do cliente ideal) precisam ser respondidas etc.
Analise se é possível inovar
A inovação é bem-vinda para garantir mais qualidade ao conteúdo. Mas é preciso tomar cuidado para não “perder a mão”. Então, primeiro priorize o resultado e só depois pense em criar algo diferente.
Procure referências
Mesmo tendo conhecimento, é fundamental buscar referências na produção do material. Elas trarão inspirações, mostrarão tendências e ajudarão a complementar o conteúdo para que ele seja o mais completo possível.
Produza o infoproduto
O próximo passo para ser um produtor de marketing digital é elaborar o material. Ele deve ter qualidade para agregar valor ao usuário. Tenha isso em mente.
Escolha uma plataforma de vendas e cadastre o produto
Você pode criar um site e trabalhar para divulgá-lo, mas as plataformas de afiliados estão mais preparadas para isso. Então, verifique o melhor custo-benefício para o seu caso e cadastre o produto, conforme as regras de cada alternativa.
Lembre-se de descrever o material o máximo que puder. Insira nome, imagem, preço, descrição e, claro, o arquivo do conteúdo. Essa parte pode ser trabalhosa, mas é indispensável para um produtor de marketing digital.
Crie uma página de vendas
A página de vendas ajuda a divulgar sua oferta e incentivar a pessoa a tomar a decisão de compra. Por isso, crie uma página atrativa que contenha informações sobre os produtos, depoimentos de clientes, benefícios para quem compra, módulos de mentoria ou do curso (quando existirem).
Automatize o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de divulgação e nutrição do relacionamento com o cliente. Crie o conteúdo da mensagem e programe os disparos em um software especializado, como o MailChimp.
Use as redes sociais para divulgação
Faça anúncios patrocinados nas redes sociais, fazendo uma boa segmentação de público. Isso ajuda a atrair pessoas e incentiva as vendas.
Quais fatores influenciam as vendas de um produtor de marketing digital?
Página de vendas
A página de vendas é importante para o produtor de marketing digital e também para o afiliado. Ela deve conter todas as informações relevantes para aumentar a chance de fechar negócio.
Divulgação
Fazer uma boa divulgação é fundamental para conseguir clientes. Então, analise o seu público-alvo e a sua persona para identificar os melhores canais e meios de propaganda, o tom de voz a usar e se é possível buscar patrocínio.
Para essa divulgação, use vários formatos. Por exemplo, você pode fazer lives para tratar o assunto e abordar o seu produto, criar vídeos, entre outras possibilidades.
Como otimizar seu trabalho como produtor no marketing digital?
Para otimizar seu trabalho como produtor no marketing digital, use ferramentas de automação em atividades operacionais. Por exemplo, é possível usar software de disparo de e-mails, apps para criar páginas de vendas e sistemas emissores de nota fiscal.
Nesse sentido, o software para lançamento dos documentos fiscais é um dos grandes aliados dos produtores. Isso porque você deixa de se preocupar com essa atividade e ainda assegura que estará em dia com o Fisco. Sem contar que essa é uma solicitação das plataformas.
Por isso, vale a pena considerar as opções existentes no mercado. Aqui, você deve atentar ao preço e ao custo-benefício. Ou seja, é importante que o sistema tenha todas as funções de que precisa pelo valor mais baixo possível.
Então, quais funcionalidades são mais úteis para os infoprodutores? As principais são:
- Integração com plataformas de pagamento;
- Emissão da nota na cobrança, após a garantia ou depois do pagamento;
- Envio automático da nota fiscal ao cliente;
- Dashboard em tempo real para visualizar todas as informações relevantes;
- Importação de vendas antigas;
- Divisão entre coprodutores (se houver);
- Fechamento mensal em dia sem precisar enviar o XML ao contador;
- Cancelamento ou devolução automático, com reembolso do valor ao cliente;
- Split fiscal das notas.
Cuidando desses aspectos, você tem tempo para se dedicar ao que realmente importa: a produção dos seus conteúdos e a divulgação dos materiais. É isso que fará você ter faturamento e montar um negócio digital de sucesso.
Então, se você quer ser um produtor de marketing digital, já sabe por onde começar. São vários detalhes, mas pode ter certeza de que você terá mais chance de aumentar suas vendas se seguir as indicações deste post.Agora, que tal saber mais sobre a parte legal desse assunto? Como criar conteúdo para a Hotmart? Veja como se destacar sendo infoprodutor